top of page
Buscar
Foto do escritorisabela motta

Design e Expansão dos Sentidos

Atualizado: 19 de mar. de 2021

O design está ligado a diversos sentidos, porém os mais explorados são a visão e audição. Mesmo acreditando que existem outros sentidos para além dos 5 principais, vamos falar nesse post apenas desses 5: visão, audição, tato, olfato e paladar.


Existem inúmeros projetos de design que são focados em potencializar os sentidos e criar uma experiência melhor ou mais imersiva e, dessa forma, elaborar tecnologias para aprimorar essas vivências.


A visão é trabalhada em todos os projetos de design e acredito que seja o sentido mais explorado, pois tudo que o design faz é primeiramente visto e depois experimentado. Até o senso comum da palavra design é usado para definir coisas que são bonitas, bem desenhadas ou visual e ergonomicamente trabalhadas.


A audição, junto com a visão, é um sentido bastante explorado e presente em muitos projetos. Podemos ouvir desde trilhas sonoras e músicas, até som de ambientação e efeitos sonoros. Conseguimos através dos sons criar ou reforçar sensações, como por exemplo: o áudio do filme de terror.


Já o tato e olfato são mais explorados nas exposições participativas e parques de diversão para criar um ambiente e levar o visitante a uma experiência nova. O tato também está presente em objetos e produtos pensados para ter um bom feedback tátil, que é quando temos aqueles botões ou texturas que são boas e agradáveis, por exemplo. E o paladar, acredito que seja o sentido menos explorado no design e em tecnologias digitais.


Os sentidos não são trabalhados individualmente, acredito que quanto mais sentidos em um único projeto mais interessante e marcante vai ser a experiência. Por exemplo, temos o cinema 3D que junta a visão e audição fazendo com que o espectador se sinta parte do filme. As exposições interativas, que fazem com que o visitante possa fazer parte daquela experiência utilizando mais de um sentido ao mesmo tempo. E mais voltado para as tecnologias digitais, temos os videogames que estão crescendo cada vez mais, tanto em pesquisas, exposições e utensílios para criar uma experiência mais imersiva ao jogador.


Em uma das minhas pesquisas encontrei um vídeo (clique aqui) que fala sobre as experiências ligadas aos sentidos, reforçando a minha ideia de que quando um projeto é pensado para além de um único sentido, ele se torna muito mais interessante. As experiências são mais memoráveis e talvez mais agradáveis e imersivas se trabalharmos todos os sentidos.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

G2 - melhorias por meio da tecnologia

Estudos apontam que a ansiedade pode causar insônia dentre outros sintomas e existem formas homeopáticas para ajudar a resolver esse...

Reflexão Crítica

Elabore uma reflexão crítica sobre o tópico:

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page