top of page
Buscar
Foto do escritorisabela motta

G2 - melhorias por meio da tecnologia

Estudos apontam que a ansiedade pode causar insônia dentre outros sintomas e existem formas homeopáticas para ajudar a resolver esse problema. Um tratamento bastante conhecido é a aromaterapia que funciona a partir do uso do aroma de óleos essenciais para estímulo de diferentes partes do cérebro. Esses óleos podem ser usados para diversas finalidades, como por exemplo para acalmar, relaxamento e foco.


Já existem aplicativos que ajudam no monitoramento do sono, mas nenhum deles consegue juntar os sentidos aos estímulos e aos dados coletados para proporcionar uma experiência ainda mais aprofundada e eficiente. Pensando nisso, por que não unir todas essas funções em um único aplicativo e um dispositivo?


Este aplicativo faria a análise com base nos dados coletados pelo dispositivo, sem fazer interferências sonoras ao usuário, como muitos destes aplicativos que acabam emitindo alarmes ou vibrações para controlar ou fazer alguma alteração na qualidade do sono. As interferências no usuário seriam feitas apenas pelo difusor, o nosso dispositivo.


O funcionamento deste projeto consiste em um difusor de aromas conectado a um aplicativo de controle de qualidade do sono. O aplicativo analisa as fases do sono do usuário através dos sons emitidos por ele e seleciona o aroma adequado, e o difusor, possuiria um sensor térmico e de movimento e enviaria as informações coletadas ao sistema para auxiliar na análise. A partir dessa análise, seria feito o disparo dos aromas, seja para acalmar, em momentos de agitação, ou relaxar, em situações de sono leve.


A escolha dos aromas a serem disparados durante o sono podem ser personalizadas dentro do aplicativo, fazendo com que o usuário tenha acesso não apenas as informações sobre a qualidade de seu sono, mas também as variações de aromas. E também, é possível fazer uma análise comparativa entre os resultados para gerar o melhor desempenho, de acordo com os aromas emitidos, e resultar numa melhor escolha e funcionamento do aplicativo e da qualidade do sono.


O uso de outros aparelhos mais precisos de monitoramento, como smartwatch, torna os comandos do aroma mais precisos, como por exemplo adicionar os batimentos cardíacos à análise. Mas também pode ser utilizado apenas com o aplicativo+difusor que não comprometerá o funcionamento global do projeto.


O funcionamento do difusor depende que o aplicativo esteja ligado, desta forma, apenas quando o usuário permitir o acesso os sensores irão ligar e enviar as informações coletadas para a análise no aplicativo. Evitando análises em momentos desnecessários e gasto de energia do difusor.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reflexão Crítica

Elabore uma reflexão crítica sobre o tópico:

Pesquisa G1

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page