As exposições interativas são uma forma de integrar mais o visitante à experiência e proposta da exposição, variando desde ações em que podemos fazer, objetos para manusear até criações digitais das mais variadas .
Acredito que seja o desejo de toda criança ir nos lugares e poder encostar nas coisas, brincar com os objetos e se divertir, isso ultrapassa o aprendizado e também as idades. Então por que não usar essas ideias para transformar a exposição e aproveitar melhor o espaço, seja ele virtual ou real ou a mistura desses.
Intervenção artística na fachada de um prédio em São Paulo com interação digital
mais em:
Dentro das minhas pesquisas encontrei muitos projetos e exposições de artes sensoriais, que usam a tecnologia para criar essa interação digital com o real, podendo também, ser algo completamente novo e criar uma fuga da realidade. Se sentir parte da exposição e/ou poder deixar sua contribuição de alguma forma, fazendo com que essa experiência seja ainda mais agradável. E para que isso ocorra, os recursos mais usados são as tecnologias digitais. Mas como os nossos sentidos estão presentes dentro desses ambientes?
Exposição de arte digital imersiva de Gustav Klimt, no Atelier des Lumières
Constelação - Somos todos feitos de Luz
Arte digital e interativa em exposição
Para responder essa questão existem diversas formas, maneiras e tecnologias, mas encontrei uma que trabalha tanto a nossa visão quanto audição. É a exposição interativa The Pool da escultora Jen Lewin, uma forma de interagir com o ambiente e ter uma resposta visual e sonora criando uma nova experiência imersiva. Essa nova forma de lidar com o espaço e aproximar as pessoas da arte altera completamente a nossa impressão a respeito das artes, das possibilidades e da forma de absorver novos conhecimentos.
Quanto mais sentidos envolvidos, mais memorável será a experiência. Tornar as exposições mais interativas além de ser um atrativo a mais na hora da escolha do passeio, também é muito mais divertido do que só olhar sem poder interagir e experimentar as coisas.
Comments